On-Chain Research
On-Chain Research
Edição 11 - Análise da semana [29/10 - 05/11]
0:00
-6:11

Edição 11 - Análise da semana [29/10 - 05/11]

Bitcoin anda de lado à espera de uma definição de tendência

Caro assinante,

Após um Outubro muito otimista, o mês de Novembro inicia com um lateralização à espera de uma definição mais clara de tendência. Mas quais são os fatores que darão o rumo ao bitcoin nesses últimos dois meses do ano? É o que iremos investigar nesta 11ª edição da Newsletter Análise On-Chain.

Vamos aos destaques da semana:

  • Bitcoin consolidando no topo.

  • Lucros são realizados mas sem nenhum alerta de pânico até o momento.

  • Derivativos ainda podem causar turbulências no curto prazo.

  • Lightning Network continua em forte crescimento.


Uma saudável consolidação no topo

O mês de Novembro segue em uma consolidação e continua flertando com a resistência histórica que se formou em Abril na casa dos USD 62k e até o momento ainda não foi rompida de forma consistente. Essa consolidação pode ser considerada saudável, indicando que ainda não estamos na fase de exuberância, característica dos períodos dominados pelo FOMO.

LTH segue realização de lucros

Abaixo podemos ver um pouco de como as vendas estão sendo realizadas pelo grupo de investidores de longo prazo (LTH). No primeiro gráfico, o LTH Net Position Change vem apresentando um declínio desde meados de Outubro, mas ainda não entrou em território negativo (em vermelho). Repare o que aconteceu em Janeiro onde claramente a escalada de preços aconteceu em tandem com a distribuição do smart money.

A oferta disponível nas mãos dos long term holders é um outro gráfico que ajuda a visualizar de maneira mais clara essa distribuição de moedas durante os ralis de alta. Nele fica aparente o declínio a partir do final de Outubro. Neste período, foram 76 mil bitcoins despejados no mercado. Esse pode ter sido um evento de sell the news após toda a empolgação gerada pela aprovação do ETF futuro da empresa americana ProShares.

Um indicador bastante usado aqui é o Adjusted SOPR. Ele nos ajuda a entender os dois últimos gráficos apresentados acima, apontando se investidores estão realizando vendas no lucro ou no prejuízo. A seguir temos dois tipos de comportamentos esperados em um cenário de alta:

SOPR Reset : o famoso “buy the dip”. Após uma correção, investidores correm para adquirir as moedas vendidas no pânico. O SOPR fica próximo a linha de 1 como se fosse um suporte e tende a reverter para uma tendência de alta.

Distribuição : Esse é o que chamam de “selling into strength”. Investidores que aproveitam para realizar lucros e as vendas efetuadas são rapidamente absorvidas, pois existe um um consenso de que os preços seguirão em alta.

Desde Agosto deste ano os dois comportamentos descritos acima são os movimentos predominantes. O indicador testa a linha 1 e a partir daí segue fazendo fundos mais altos até chegar a exaustão e retornar a linha de suporte. Enquanto ele se mantiver acima da linha 1, podemos interpretar que o mercado ainda não entrou em modo pânico.

Derivativos ainda podem causar turbulências no curto prazo

Apesar de não podermos chamar de análise on-chain, tenho dado uma cobertura cada vez maior ao mundo dos derivativos. Eles desempenham um papel cada vez mais importante, principalmente no que diz respeito à volatilidade, podendo trazer consequências no curto e médio prazos.

Uma mudança de comportamento que aconteceu a partir da grande correção iniciada em Maio deste ano, foi a diminuição dos contratos usando cripto como colateral. Isso indica uma alavancagem menos perigosa, pois uma posição que usa bitcoin como margem, por exemplo, fica muito mais vulnerável à liquidação por conta da volatilidade nas duas pontas negociadas.

A maturidade no mercado de derivativos pode fazer com que os movimentos sejam menos bruscos, mas eles ainda causarão volatilidade. Repare abaixo que quando o Funding Rate aumenta demasiadamente, o preço tende a perder força por causa dos contratos que são liquidados.

Atualmente estamos com valores altos, mas ainda não extremos como visto em ocasiões recentes. Mas é bom lembrar que já faz algum tempo que a métrica não entra em território negativo e é de se esperar que em algum momento isso aconteça, causando uma grande liquidação de contratos.

Lightning Network continua em forte crescimento.

Uma outra categoria que também é considerada off-chain, mas que desempenha um papel importante na adoção do bitcoin são as tecnologias de segunda camada. Abaixo temos agregados em um gráfico três métricas que nos permitem ver o crescimento da Lightning Network (capacidade, nós e canais). É impressionante como alguns ainda usam o argumento da capacidade limitada de transações do bitcoin sem entender o desenvolvimento da tecnologia. Esse parece ser um problema que está sendo solucionado quase que silenciosamente.

Em resumo

O cenário macro ainda é extremamente bullish para os próximos meses. Ao que tudo indica essa consolidação parece ser uma pausa para acalmar os ânimos antes de buscar valores mais altos. Se você está em trades de curto prazo, é bom ficar de olho pois essa monotonia de preços apresentada nos últimos dias, tende a preceder fortes movimentos. Normalmente o preço vai forte para um lado, liquida os desavisados e segue a tendência para o lado oposto como se nada tivesse acontecido.

Muito obrigado e até a próxima semana!

Acompanhe as atualizações diárias no Twitter. Lembrando que nenhuma dessas informações se caracteriza como uma recomendação de compra ou venda!

O áudio desta newsletter foi gerado por meio de inteligência artificial. Algumas palavras ou expressões podem soar diferentes, mas estamos trabalhando para melhorar a precisão.

0 Comments
On-Chain Research
On-Chain Research
Tecnologia, Negócios e Investimentos