On-Chain Research
On-Chain Research
Edição 13 - Análise da semana [13/11 - 19/11] com áudio
0:00
-6:04

Edição 13 - Análise da semana [13/11 - 19/11] com áudio

Semana de forte correção com possível "buy the dip" para investidores de longo prazo

Caro assinante,

Semana de forte correção e mercado assustado com rumores da extinta corretora Mt. Gox e mau humor após o veto ao ETF da VanEck. Mas seria essa uma oportunidade para comprar no fundo ou o topo para 2021 está estabelecido? É o que vamos analisar nesta 13ª edição da Newsletter Análise On-Chain.

Vamos aos destaques da semana:

  • Sell-off causa apreensão durante a semana.

  • Investidores de curto prazo vendem no prejuízo.

  • Black Friday ou chegada do inverno cripto?

  • Alavancados apostando na alta são liquidados.

  • Correlação entre bitcoin e SPY aumenta.


Semana com forte pressão vendedora

Nos últimos dias presenciamos uma forte queda com o bitcoin despencando mais de 19% desde o seu topo histórico, registrado no dia 10 de Novembro. Aqueles que estavam esperando o início de um rali de alta tiveram suas expectativas frustradas e presenciaram uma grande pressão vendedora levando a principal cripto moeda abaixo do importante suporte na casa dos USD 60K.

Investidores de curto prazo vendem no prejuízo

O indicador SOPR é uma das melhores ferramentas para entender qual a natureza das correções. Ele nos diz, se na média, investidores estão no lucro ou no prejuízo em um determinado período. O que podemos interpretar é que vendas estão sendo realizadas, mas o indicador não chegou a tocar a linha de suporte, demonstrando que ainda não existe um desespero por parte dos principais players do mercado.

Mas se olharmos o mesmo indicador filtrando apenas os investidores de curto prazo (STH), temos o cenário um pouco diferente. Ele cruzou para baixo da linha de suporte (valor = 1), indicando que este grupo está agora realizando vendas no prejuízo. Vale lembrar que os chamados short term holders são os detentores de moedas com menos de 155 dias de criação. Esse grupo provavelmente fez compras acima dos USD 60k apostando na alta de curto prazo, não aguentando a pressão e entregando suas moedas para o mercado com perdas.

Seria esse um momento para comprar no fundo?

De acordo com o heatmap que rastreia o movimento de investidores de longo prazo (LTH), sim. Os LTH são os detentores de moedas com mais de 155 dias de existência, e têm a menor probabilidade de se desfazerem de seus bitcoins. Repare que durante essa semana, mesmo durante a queda, aconteceram compras (círculos azuis). Isso reforça a tese mostrada acima no SOPR de que as vendas desta semana, em sua maioria, estão sendo realizadas por especuladores de curto prazo.

Um outro indicador que nos ajuda a entender o comportamento do chamado smart money é o gráfico a seguir. Aqui podemos ver que o pico de vendas do grupo ainda está bem distante da zona vermelha, onde normalmente o preço entra em uma área de exaustão.

Contratos alavancados liquidados durante sell-off

O open interest de contratos futuros deu uma reduzida considerável durante a semana à medida em que o sell-off tomava forma. O esperado é que após a eliminação do excesso de alavancagem o mercado consiga voltar ao equilíbrio e definir uma tendência com menos ruídos, seja para uma correção mais profunda ou para retomar a alta.

Abaixo podemos ver representados pelos círculos coloridos os contratos alavancados que foram eliminados no dia 18 de Novembro. Por ser um pouco poluído, acredito que não vale entrar nos detalhes do gráfico, mas basicamente os círculos mostram 25x e 50x longs e shorts sendo liquidados durante o sell-off. Repare que no lado superior direito já começa a se criar uma barreira de resistência, com pessoas apostando na queda.

Correlação entre bitcoin e as principais empresas americanas

A correlação entre o bitcoin e o SPY de volta a níveis altos. No crash de Março de 2020, a correlação foi ao seu maior nível, pois durante momentos de estresse, investidores tendem a vender ativos de risco, fazendo o movimento chamado de flight to quality. Durante a crise migratória na China, vimos o oposto devido ao problema do banimento de mineradores afetar exclusivamente o universo cripto, sem consequências diretas em outras classes de ativos.

Esse aumento na correlação mostra a adoção por parte de grandes investidores e o peso que um ativo de mais de 1 tri market cap tem no mercado com um todo.

Em resumo

Um estudo publicado recentemente pela Bitwise mostra que a volatilidade do bitcoin é cerca de 7x maior do que a do S&P 500. Ou seja, um movimento de 12% no BTC seria o equivalente a uma variação de apenas de 1,7% no S&P. O que presenciamos esta semana é possivelmente mais um dos eventos de volatilidade que vem para testar o mercado. Nada mudou ainda no lado fundamentalista desde a última edição apesar de todos os ruídos de curto prazo. Mas é bom estar preparado, pois durante períodos de euforia podemos ver os famosos candles diários de USD 10k. E isso pode ser para cima ou para baixo!

Muito obrigado e até a próxima semana!

Acompanhe as atualizações diárias no Twitter. Lembrando que nenhuma dessas informações se caracteriza como uma recomendação de compra ou venda!

O áudio desta newsletter foi gerado por meio de inteligência artificial. Algumas palavras ou expressões podem soar diferentes, mas estamos trabalhando para melhorar a precisão.

0 Comments