On-Chain Research
On-Chain Research
Edição 15 - Análise da semana [27/11 - 07/12]
0:00
-5:11

Edição 15 - Análise da semana [27/11 - 07/12]

Bitcoin desaba com derivativos mas HODLers não se desfazem de suas moedas

Caro assinante,

Desde o topo histórico no dia 10 de Novembro, o bitcoin já corrigiu 38,8% em apenas 3 semanas. Grande parte da queda foi atribuída a uma liquidação em cascata causada por excesso de alavancagem, mas será que encontramos o fundo ou essa queda ainda vai mais longe? É o que vamos analisar na 15a edição da newsletter análise on-chain.


Cenário global ainda preocupa investidores

No último sábado (4) o bitcoin resolveu testar a média móvel de 50 semanas após uma forte pressão vendedora causada por derivativos. O cripto ativo chegou a tocar na casa dos USD 41k antes de voltar para a importante média que atualmente está na região dos USD 47k. A correção iniciada em meados de Novembro veio como um banho de água fria para aqueles que acreditavam nos USD 100k até o final do ano. 

Enquanto parte do sell-off do bitcoin pôde ser atribuída ao excesso de alavancagem, não podemos esquecer que existem questões macro que também afetam os preços de todos os ativos em geral. Citando alguns exemplos, temos a preocupação com o aumento da inflação, a nova variante da C-19 e topo histórico da bolsa americana. Para se ter uma ideia, o VIX teve um aumento em 102% nas últimas duas semanas e o S&P também teve uma retração de mais de 5% desde a sua máxima histórica.

Evento de desalavancagem acelera a queda

Aqueles que acompanham essa newsletter já estavam cientes de que havia um excesso de alavancagem em corretoras e que um evento de liquidação em cascata poderia acontecer a qualquer momento. Após a forte queda do último sábado, o open interest teve uma redução em USD 4.42 bilhões. Muitos que apostavam na alta alavancados foram liquidados durante o sell-off, causando desespero entre investidores.

Como resultado da liquidação dos que apostavam na alta, o funding rate do BTC finalmente passou a ficar negativo depois de 2 meses. Apesar de todo o desconforto causado por uma queda dessa magnitude, podemos interpretar isso como um fator positivo. Quanto maior e mais prolongado o funding estiver, maior é a probabilidade de presenciarmos um evento de alta volatilidade.

Além do mercado de futuros, temos observado que as atividades em opções estão ganhando volume nos últimos meses, principalmente durante grandes movimentos de alta e liquidações. Os investidores usam essa modalidade de derivativos com um um instrumento de hedge, tentando capturar os prêmios gerados pela volatilidade. O fluxo da semana passada teve o segundo maior volume de opções por hora desde meados de Maio, com mais de USD 1,7 bilhão por hora. Além disso, o volume de opções aumentou mais de 250% desde julho, liquidando regularmente mais de USD 1 bilhão por dia.

HODLers não estão vendendo

Apesar do pânico causado pela forte queda, o que podemos observar é que a convicção do chamado smart money parece não ter sido afetada. Mais de 97% das moedas com mais de 3 meses de existência não foram gastas durante a correção que veio do topo histórico até os valores atuais. 

Em contrapartida, os especuladores de curto prazo tiveram que vender no prejuízo. Toda a vez que o indicador SOPR ficar abaixo da linha "1", significa que investidores estão se desfazendo de posições a preços menores do que compraram. Esse grupo foi o que aparentemente mais sofreu e provavelmente agora vai entregar suas moedas para investidores com maior convicção no longo prazo, aqueles que estão aproveitando a oportunidade para fazer o chamado buy the dip . O gráfico abaixo considera apenas moedas com menos de 3 meses de duração.

Em resumo

O bitcoin ainda é um ativo extremamente volátil e é esperado que tenhamos correções de 10%, 20% e 30% dentro de um mercado de alta. Esse é quase que um mecanismo natural que transfere moedas de mãos fracas para os chamados diamond hands, que são aqueles que acreditam que ainda estamos cedo no ciclo. Essa correção mostrou que HODLers estão firmes e que não irão entregar suas moedas facilmente.

PS- Durante o mês de Dezembro as datas de publicação da newsletter podem variar um pouco. Vou procurar manter as atualizações diárias no Twitter, e caso necessário, faço um quick update por aqui.

Muito obrigado e até a próxima!


Acompanhe as atualizações diárias no Twitter. Lembrando que nenhuma dessas informações se caracteriza como uma recomendação de compra ou venda!

O áudio desta newsletter foi gerado por meio de inteligência artificial. Algumas palavras ou expressões podem soar diferentes, mas estamos trabalhando para melhorar a precisão.

0 Comments
On-Chain Research
On-Chain Research
Tecnologia, Negócios e Investimentos