On-Chain Research
On-Chain Research
Edição 3 - Análise da semana [04/09 - 10/09 ]
0:00
-4:51

Edição 3 - Análise da semana [04/09 - 10/09 ]

Alavancagem em derivativos é a provável explicação para o sell-off nessa semana

Caro assinante,

O dia 7 de Setembro ficou marcado na história por ser a data em que El Salvador tornou-se o primeiro país a adotar o bitcoin como moeda de curso legal. Mas mesmo com toda a empolgação que tomou conta das redes sociais, o que se viu foi uma repentina queda de quase 19% em apenas algumas horas. Será que estamos presenciando o fim do ciclo de alta ou esse foi apenas um flash crash causado por excesso de alavancagem? Isso é o que vamos investigar a seguir nesta terceira edição da newsletter Análise On-chain.
 

Vamos então aos destaques da semana: 

  • Liquidação em cascata causada por derivativos.

  • Investidores de longo prazo não realizaram vendas expressivas.

  • Mineradores aproveitam para realizar lucros.

  • Tamanho de transações na rede cada vez maiores.


Aumento repentino na quantidade de contratos futuros

Essa semana o bitcoin decidiu testar novamente a barreira técnica e psicológica dos USD 50k, e no dia 5 de Setembro, pareceu romper com uma certa confiança essa marca, chegando a buscar os USD 53k. Esse movimento gerou uma expectativa de que agora a moeda iria buscar sua próxima resistência nos USD 60k, mas não foi bem o que aconteceu. Nos dois gráficos abaixo podemos tentar ter uma ideia desse evento observando os movimentos de derivativos.

A combinação de funding rate positivo por um período prolongado somado ao aumento no open interest de contratos futuros, cria um alerta de risco de liquidação em cascata para o curto prazo.

Como consequência, tivemos um grande número de contratos que estavam apostando na alta sendo liquidados. Esse movimento, apesar de causar volatilidade, é considerado saudável para o sistema, pois elimina traders que estão com alavancagem em excesso e traz o preço de volta a patamares mais realistas.

Repare que o mesmo comportamento pode ser observado com o Ethereum. Aumento de contratos futuros e funding rate positivo durante todo o mês de Agosto até o dia da queda em 7 de Setembro.

Holders continuam firmes em suas posições

Quando tentamos identificar quem foi responsável pelo sell-off, percebemos que houve um grande aumento no volume de moedas de menor tempo de vida. Repare que o grupo entre 1 e 24 horas foi o que mais vendeu. Se olharmos o perfil de investidores de longo prazo, o comportamento de acumulação continua independente da volatilidade no curto prazo.

Mineradores aproveitam para realizar lucros

Com a chegada aos USD 50k, muitos mineradores aproveitaram também para realizar lucros. Estima-se que 2.900 bitcoins com saldos oriundos de mineradoras foram gastos nessa faixa de preço. Acredita-se que isso pode ter sido para custear a aquisição de novas máquinas e a redistribuição operacional que aconteceu após o banimento na China. Mas mesmo com essas vendas, os valores não são considerados expressivos indicando uma capitulação.

Tamanho de transações crescendo em 2021

Uma das principais características desse ciclo de alta é a a participação de investidores institucionais. Repare como o volume de transações acima de USD 10 milhões tiveram um aumento consistente a partir de Julho de 2020.

Para se ter uma ideia, durante o período de baixa de 2019-2020, o valor médio das transações ficava entre USD 6k e 8k. Esse foi um período dominado por pequenos fundos e investidores de varejo. Já durante a alta em 2021, esse valor figurava entre USD 30k e 36k. Esse aumento no tamanho de transações caracteriza como um claro aumento no interesse de participantes institucionais.

Em resumo

O mundo dos derivativos é um campo que tem crescido bastante dentro de cripto ativos, mas sabemos que poucos dominam. Muitos acabam usando alavancagem excessiva e quando o sistema fica sobrecarregado é natural observarmos esses movimentos de liquidação em cascata gerando muita volatilidade no curto prazo. Fora dos derivativos, o que pudemos ver é que o comportamento continua de acumulação de investidores de longo prazo, o que nos dá uma certa confiança de que o cenário ainda é bullish e que essa foi apenas uma das muitas correções de um mercado de alta.

Muito obrigado e até a próxima semana!


Acompanhe as atualizações diárias no Twitter. Lembrando que nenhuma dessas informações se caracteriza como uma recomendação de compra ou venda!

O áudio dessa newsletter foi gerado por meio de inteligência artificial. Algumas palavras ou expressões podem soar diferentes, mas estamos trabalhando para melhorar a precisão.

0 Comments
On-Chain Research
On-Chain Research
Tecnologia, Negócios e Investimentos