On-Chain Research
On-Chain Research
Edição 9 - Análise da semana [16/10 - 22/10] com áudio
0:00
-5:35

Edição 9 - Análise da semana [16/10 - 22/10] com áudio

Bitcoin recua após empolgação com ETFs

Caro assinante,

Os rumores de aprovação do primeiro ETF de bitcoin nos Estados Unidos se confirmaram e serviram como gasolina para uma explosão que já toma forma há alguns meses com todos os indicadores apontando para uma grande acumulação por parte de investidores de longo prazo (LTH). O resultado foi o rompimento do topo histórico registrado em Abril deste ano, chegando na casa dos USD 67k. Mas a partir de ontem pudemos acompanhar uma retração deixando a dúvida se ainda existe força para uma continuidade.

Vamos aos destaques da semana:

  • Bitcoin chega aos USD 67k com aprovação de ETFs.

  • Smart money realiza lucro no topo histórico.

  • Apesar da correção, o cenário ainda é positivo.

  • Derivativos em níveis perigosos.


ETFs empolgam mas nem tanto

Para aqueles já iniciados nos fundamentos cripto, um fundo de ETF futuro parece não fazer muito sentido. Afinal, por qual motivo adquirir um produto que não se tem a custódia, com taxas de administração e que o preço base não é o corrente (spot), mas sim o futuro? A principal narrativa é de que a aprovação desse tipo de fundo abre uma grande avenida para investidores institucionais, que por questões internas ou de regulamentação, não podem investir diretamente no bitcoin.

Após um início de semana agitado com as notícias e o rompimento do topo histórico, aconteceu uma forte correção a partir de Quinta gerando um candle semanal que aponta para uma rejeição da resistência que atualmente está na casa dos USD 60k - 63k.

Conforme abordamos na ultima edição, uma vez rompidos os USD 64k o bitcoin entra em modo de price discovery. A partir deste ponto não existe mais histórico de negociações, mas a cripto moeda precisa ainda romper com consistência essa zona para poder buscar os próximos níveis. O indicador URPD nos mostra a distribuição de preços em que o supply circulante foi gasto pela última vez na blockchain.

Investidores de longo prazo realizam lucros

Após o pico na acumulação por parte de Long Term Holders (LTH), observamos que o indicador que mede o supply nas mãos deste grupo começou uma retração. Esse é um movimento esperado durante essas pernadas de alta e temos que ficar atentos se o mercado tem a capacidade de absorver essas vendas.

O aSOPR nos ajuda a entender como o mercado está lidando com as vendas. Repare que durante o sell-off de Maio o mercado não conseguiu absorver as vendas ficando abaixo da linha 1 por um longo período. Isso não é o que parece estar acontecendo agora. Desde o final de Setembro o indicador se mantém em constante crescente acima da linha.

Apesar das vendas no curto prazo, cenário ainda é positivo

Abaixo temos o indicador MVRV Z-Score que é usado para avaliar se o bitcoin está super ou subvalorizado em relação ao seu "valor justo". Um padrão que pudemos observar é que nas 8 vezes em que o MVRV Z-Score tocou na linha com o valor 3 tivemos um forte movimento de alta nos 1-2 meses seguintes.

Se usarmos o MVRV considerando apenas os investidores de longo prazo (> 155 dias), encontramos um nível de suporte e resistência com o valor de 2,5. Repare que nas três últimas vezes em que ele tocou na linha, os preços seguiram uma tendência de alta.

Derivativos em níveis máximos

Os derivativos têm apresentado aumentos expressivos nos volumes de contratos abertos, particularmente no que diz respeito a opções. Os contratos em aberto aumentaram mais de 107% (USD 6,3 bilhões) apenas ao longo de outubro. Ainda não chegou ao recorde histórico, mas está cada vez mais perto.

Volume de corretoras em equilíbrio

O gráfico abaixo mede o volume que entra e sai das corretoras. Desde o final de Junho tivemos um grande fluxo para fora das exchanges e repare como isso coincidiu com a recuperação que nos trouxe até o preço atual. Agora os valores estão voltando a níveis mais neutros, o que nos leva a esperar um pouco de volatilidade pela frente. Se olharmos no retrovisor, podemos fazer uma comparação do momento atual com a bull run que aconteceu no final do ano passado, na qual os outflows também ficaram estáveis.

Em resumo

Os próximos dias serão decisivos para entender se o topo histórico foi realmente rompido ou não. Quando próximo a resistências é natural que investidores realizem vendas e que a volatilidade aumente, principalmente por conta de alavancagem em derivativos. Mas até agora nenhum fundamento foi alterado e a bull run começa a tomar um formato mais explosivo com fortes correções, notícias e o famoso FOMO. Parece que as próximas semanas irão testar o psicológico de muitos investidores e traders.


Acompanhe as atualizações diárias no Twitter. Lembrando que nenhuma dessas informações se caracteriza como uma recomendação de compra ou venda!

O áudio desta newsletter foi gerado por meio de inteligência artificial. Algumas palavras ou expressões podem soar diferentes, mas estamos trabalhando para melhorar a precisão.

0 Comments