On-Chain Research
On-Chain Research
Edição 2 - Análise da semana [28/08 - 03/09 ]
0:00
-5:19

Edição 2 - Análise da semana [28/08 - 03/09 ]

Diminuição na oferta aponta para um provável supply sqeeze

Caro assinante,

Essa semana o bitcoin decidiu testar novamente a resistência na casa dos USD 50k. Após a primeira tentativa no dia 23 de Agosto, o preço acabou corrigindo com uma realização de lucros de grandes investidores, conforme abordamos na edição anterior. O mercado pareceu absorver rapidamente as vendas e o padrão de acumulação continuou sua tendência.

Vamos aos destaques da semana:

  • Diminuição na oferta aponta para um possível supply squeeze.

  • Investidores de longo prazo continuam a acumular.

  • Mercado absorve a realização de lucros e segue em consolidação.

  • Uma estranha queda no uso da rede aponta um cenário bearish .


Choque de oferta e demanda

Quando a quantidade de bitcoins disponíveis em circulação diminui, acontece uma forte pressão no lado da demanda causando assim uma disparada nos preços. Isso é o chamamos de supply squeeze, e esse pode ser o principal motivador do próximo grande movimento.

No caso do bitcoin, isso ocorre quando vemos que moedas não estão sendo transacionadas e que o volume nas exchanges diminui. O que temos observado ultimamente é que holders de curto e longo prazos estão mantendo suas moedas dormentes, provavelmente em cold storages.

Estima-se que os investidores de longo prazo já possuem 67,7% da oferta disponível no mercado. Ao levar em consideração moedas perdidas, esse número pode chegar aos 84,5%.

Durante a correção que presenciamos na semana passada, tivemos um aumento no volume em exchanges e contratos futuros. Ficou claro que alguns investidores mais experientes aproveitaram a força do mercado para diminuir os riscos e realizar lucros. Mas esse comportamento não durou por muito tempo e, como mostrado abaixo, o saldo em corretoras voltou a reduzir .

Zonas de acumulação como suportes e resistências

A seguir temos um gráfico que chamamos de URPD. Ele mostra a distribuição do preço realizado. Uma forma simples de interpretar, é considerar essas zonas de maior volume de transações como áreas de confiança de preço, gerando assim prováveis suportes e resistências. Repare que estamos bem no meio dessa zona de congestão, e uma vez rompidos os USD 50k, não teríamos muitas dificuldades para buscar o topo histórico.

Um outro indicador que vale a pena prestar a atenção é o SOPR. Ele mede os lucros negociados em cada dia. Quando estamos acima da linha 1, podemos interpretar que estamos num cenário bullish, pois os participantes do mercado estão operando com lucro e optam por não fazer a realização acreditando que o preço deve continuar subindo. Abaixo da linha 1, podemos interpretar que o mercado está com medo, e disposto a realizar o prejuízo. O SOPR tem se mantido de forma consistente acima de 1 desde 21 de agosto e isso pode ser interpretado como positivo dado o contexto atual.

Baixa no número de transações causam uma divergência on-chain

Se existe algum sinal negativo neste momento, podemos dizer que é a redução contínua das transações na rede. Abaixo podemos ver que o número de transações do bitcoin reduziu em 37,5% desde a máxima registrada em Janeiro deste ano. No caso do Ethereum, houve uma redução de 29% desde a máxima em Maio. Isso gera uma divergência de indicadores on-chain, pois apesar do otimismo, parece haver um grande desinteresse nas duas redes.

Esse tipo de comportamento foi muito comum durante o bear market, e agora ao que tudo indica, estamos num momento bem diferente. Mas então o que estaria causando essa divergência? Uma possível explicação para isso seria a adoção das redes de segunda camada como lightning network e o próprio fato das pessoas não estarem movimentando suas moedas. Um ponto a ser observado nos próximos meses.

Esse padrão porém não se repete quando comparamos as taxas pagas aos mineradores. Enquanto o Bitcoin enfrenta uma queda considerável desde o seu topo em Abril deste ano, o Ethereum apresenta uma recuperação desde Julho. A explicação mais plausível para esse aumento é a chamada febre das NFTs.

Em resumo

Sob o ponto de vista macro vivemos um momento extremamente otimista, e acumulação parece ser a palavra que define o jogo nesse momento. Temos observado a adoção de grandes empresas como MicroStrategy, Twitter e Tesla, além de uma grande confiança de que chegaremos a marca de USD 100k ainda esse ano. Mas é importante ficarmos atentos, pois o sentimento de curto prazo pode mudar a qualquer momento, seja com regulamentações de governos ou boatos.

Muito obrigado e até a próxima semana!


Acompanhe as atualizações diárias no Twitter. Lembrando que nenhuma dessas informações se caracteriza como uma recomendação de compra ou venda!

O áudio dessa newsletter foi gerado por meio de inteligência artificial. Algumas palavras ou expressões podem soar diferentes, mas estamos trabalhando para melhorar a precisão.

0 Comments
On-Chain Research
On-Chain Research
Tecnologia, Negócios e Investimentos