On-Chain Research
On-Chain Research
Edição 16 - Quick update
0:00
-4:22

Edição 16 - Quick update

Investidores cautelosos após forte correção

Caro assinante,

Após a queda do último sábado, investidores parecem estar cautelosos com relação ao destino do bitcoin e se mantêm apreensivos no curto prazo. Como abordamos na edição 15, temos indícios de que investidores de longo prazo ainda não se desfizeram massivamente de suas posições. Os que mais sofreram durante o crash foram aqueles que especulavam no curto prazo, principalmente os que operavam alavancados.

A maioria dos sinais on-chain permanecem neutros, sem nenhum alerta ainda de que uma maior capitulação estaria em andamento. É importante monitorarmos o desenrolar nas próximas semanas, pois os indicadores macro demoram um pouco mais para mostrar uma clara reversão de tendência.


Dados passados não garantem o futuro, mas podem nos dar indícios

Após os diferentes eventos de liquidação presenciados em 2021, tivemos um período de lateralização, seguido de consecutivos testes de fundo antes da retomada. Isso pode frustrar aqueles que estão esperando uma rápida recuperação em "formato de V", fazendo com que o cenário atual no curto prazo seja menos otimista do que o percebido há algumas semanas.

O open interest de futuros diminuiu de forma significativa após o crash do último Sábado. Com base neste gráfico, podemos afirmar que a probabilidade de um outro evento de liquidação no curto prazo diminui bastante. Isso não significa que não podemos ter valores mais baixos, apenas que é menos provável presenciarmos quedas repentinas causadas por derivativos e falta de liquidez.

Vamos aos dados on-chain

Um dos indicadores mais confiáveis para o longo prazo (+ 60 dias) é o MVRV Score. Ele é usado para avaliar quando o bitcoin está super ou subvalorizado em relação ao seu "valor justo". Quando o valor de mercado é significativamente maior do que o valor realizado, historicamente temos indícios de um topo, representado abaixo pela zona vermelha no gráfico.

Ao longo da história do bitcoin, o mercado começa a ficar superaquecido quando o MVRV Z-Score vai acima de 3,5. Um valor acima de 7 é, historicamente, um sinal de topo de ciclo. Atualmente o bitcoin está com um valor próximo a 2, ou seja, bem longe ainda de estar sobrecomprado.

Saldo em corretoras continua em queda

O saldo em corretoras nos dá uma noção se investidores estão dispostos ou não a negociar suas moedas. Ao contrário do que vimos durante o sell-off de Maio, temos atualmente um fluxo bem moderado de moedas saindo de carteiras na direção de exchanges. Na verdade, o saldo em corretoras está em uma tendência de baixa, apresentando valores vistos em meados de 2018.

Para finalizar, temos o indicador URPD (UTXO Realized Price Distribution). Ele é uma ótima maneira de visualizar o preço pelo qual cada bitcoin foi adquirido na rede. Conforme mostrado abaixo, atualmente 31,37% do suprimento circulante ultrapassou os USD 40k pela última vez. As áreas com grande registros de negociação também podem ser interpretadas como zonas de suporte e resistência. Atualmente a região de USD 46.300k se apresenta como um forte suporte de acordo com o URPD.

Muito obrigado e até a próxima!

PS- Durante o mês de Dezembro as datas de publicação da newsletter podem variar um pouco. Vou procurar manter as atualizações diárias no Twitter, e caso necessário, faço um quick update por aqui.


Acompanhe as atualizações diárias no Twitter. Lembrando que nenhuma dessas informações se caracteriza como uma recomendação de compra ou venda!

O áudio desta newsletter foi gerado por meio de inteligência artificial. Algumas palavras ou expressões podem soar diferentes, mas estamos trabalhando para melhorar a precisão.

0 Comments
On-Chain Research
On-Chain Research
Tecnologia, Negócios e Investimentos