On-Chain Research
On-Chain Research
Edição 8 - Análise da semana [09/10 - 15/10]
0:00
-6:04

Edição 8 - Análise da semana [09/10 - 15/10]

Bitcoin se aproxima do topo histórico com rumores de ETF

Caro assinante,

As primeiras semanas de Outubro vieram fortes com uma alta acumulada no mês de mais de 40% até o fechamento desta edição. Nesta Sexta, rumores da aprovação de um ETF fizeram o bitcoin se aproximar do topo histórico e agora todos aguardam a confirmação que deve ser noticiada nos próximos dias. Mas o que os principais indicadores on-chain estão nos dizendo sobre esse rali? É o que vamos descobrir nessa 8a edição desta Newsletter.

Vamos aos destaques da semana:

  • Bitcoin está a 8 % de seu topo histórico.

  • Smart money realiza lucros, mas continua acumulando.

  • 61% da oferta do bitcoin está nas mãos de investidores de longo prazo.

  • Derivativos disparam indicando volatilidade para as próximas semanas.

  • Seria a aprovação dos ETFs o catalisador da próxima grande alta?


Muito perto do topo histórico

Uma vez rompidos os USD 60k não temos muita resistência técnica pela frente e o bitcoin entra no modo de descoberta de preços, ou price discovery, na expressão em inglês comumente usada por investidores. Nesse processo, o mercado tenta entender qual seria o valor justo de um ativo levando em consideração oferta e demanda, apetite de risco e situações macroeconômicas.

Aqui eu volto a mostrar o mesmo gráfico usado na 6ª edição desta newsletter. A única diferença é que agora estamos em uma outra zona de congestão, ficando entre USD 55k e USD 58k. Uma vez rompido esse cluster de resistências, temos o caminho aberto para buscar novos topos.

Acumulação de investidores em seu ponto máximo

Apesar de toda a volatilidade do mês de Setembro, o que se observa é que a acumulação chegou aos seus níveis máximos (zona verde). No gráfico abaixo podemos ver que as últimas grandes pernadas de alta foram precedidas de picos de acumulação por parte de investidores de longo prazo. O padrão pode ser observado em 2015, 2019, 2020 e agora na segunda metade de 2021.

Mas esse comportamento de “hodling” não dura para sempre. Investidores que compraram a preços mais atrativos começam a diminuir a exposição para gerenciar o risco e as moedas começam a trocar de mãos. Nesse momento investidores de varejo entram no jogo e o famoso medo de ficar de fora (FOMO) pode se tornar um gatilho para levar o preço a níveis insustentáveis no curto prazo.

Aparentemente alguns investidores de longo prazo já estão tirando o pé do acelerador nessa segunda semana de Outubro. Algumas vendas já estão sendo feitas, mas nada que indique o medo de um sell-off mais acentuado. Esse é um comportamento esperado para os próximos meses caso esse rali de alta continue.

Um indicador que pode nos ajudar a navegar essa bull run que é esperada para o quarto trimestre é o SOPR. Ele nos dá uma ideia se investidores estão operando no lucro ou no prejuízo. Em um mercado com tendência de alta definida, espera-se que ele sempre encontre suporte na linha de 1. Durante as correções ele deve continuar fazendo topos e fundos ascendentes, indicando que as vendas estão sendo absorvidas pelo mercado.

Nesse momento é exatamente o que estamos presenciando. O SOPR encontrou um suporte acima de 1 no dia 23 de Setembro e desde então segue em tendência de alta.

Smart money é detentor da maioria do supply

Atualmente 61% de toda a oferta disponível do bitcoin está nas mãos de investidores de longo prazo, ou seja, todas as moedas que não se movimentaram nos últimos 155 dias, o que dá aproximadamente 5 meses. Corretoras detém 13% e mineradores 9.6% de todo o estoque de bitcoins.

Os investidores de curto prazo detém apenas 16.3% da oferta, estando assim em um dos níveis históricos mais baixos. Repare que nos topos de preço essa relação se inverte, nos indicando que o mercado está sobrecomprado.

Derivativos em alerta

A disparada de preços no início do mês trouxe novamente os especuladores para o mercado. Após os eventos de volatilidade em Setembro, os indicadores de derivativos haviam voltado a níveis bem estáveis, mas repare que agora o jogo começa a mudar. Tanto o funding rate quanto o open interest tiveram uma forte escalada com a chegada do quarto trimestre. Ainda não estamos em níveis extremos, mas é bom ficarmos atentos, pois já temos uma noção do que o excesso de alavancagem pode causar.

Em resumo

Abordamos com detalhes em edições anteriores o desenrolar de um possível choque de oferta, que de maneira resumida, é uma explosão nos preços causada pela escassez de bitcoins disponíveis para compra. Quem sabe a tão aguardada aprovação dos fundos de ETFs nos Estados Unidos não seja o catalisador necessário para a teoria do Supply Shock ganhar força. Temos que levar em consideração também que um possível veto poderia trazer uma forte correção no curto prazo.

Abaixo uma lista de ETFs que estão em análise para aprovação:

  • Nov. 18 - ProShares Bitcoin Strategy ETF

  • Out. 19 - Invesco Bitcoin Strategy ETF

  • Out. 25 - VanEck Bitcoin Strategy ETF

  • Out. 25 - Calkyrie Bitcoin Strategy ETF

  • Nov. 1 - Galaxy Bitcoin Stategy ETF


Acompanhe as atualizações diárias no Twitter. Lembrando que nenhuma dessas informações se caracteriza como uma recomendação de compra ou venda!

O áudio desta newsletter foi gerado por meio de inteligência artificial. Algumas palavras ou expressões podem soar diferentes, mas estamos trabalhando para melhorar a precisão.

0 Comments
On-Chain Research
On-Chain Research
Tecnologia, Negócios e Investimentos